Heart: The City Beneath – Um Mergulho Nas Profundezas: Resenha.

Heart: The City Beneath – Um Mergulho Nas Profundezas: Resenha.

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“Heart: The City Beneath” é um RPG de fantasia sombria criado por Grant Howitt e Christopher Taylor, publicado pela Rowan, Rook & Decard, mesma editora de Spire: The City Mus Fall, que eu resenhei recentemente. Em 2021, Heart: The City Beneath ganhou um total de sete ENnies, incluindo ouros para Melhor Cenário, Melhor Roteiro e Melhor Layout. Este é o maior número de ENnies para um único produto na história dos prêmios. O livro tem 224 páginas, capa dura, escrito por Chris Taylor e Grant Howitt, com ilustrações de Felix Miall. Seu cenário se passa nas profundezas de uma cidade maldita conhecida como Heart, que fica abaixo da cidade de Spire. Embora Heart tenha semelhanças com Spire, é uma experiência muito diferente. Spire era um jogo de brutalidade social e revolução, Heart se passa na fronteira de um mundo inexplorado e em constante mudança. Os personagens são mais autossuficientes, menos sutis e dependem muito mais de seus equipamentos do que suas contrapartes na Cidade Acima.

Heart é um lugar mutável, onde a realidade é instável, moldada por pesadelos, desejos e forças desconhecidas. Aqueles que se aventuram nas suas profundezas são atraídos por visões, promessas de poder ou simplesmente pela loucura. Heart: The City Beneath é um cenário profundamente enigmático e surreal, onde a própria natureza do espaço e do tempo é distorcida. Não se trata apenas de uma cidade subterrânea, mas de um reflexo sombrio das obsessões, desejos e traumas daqueles que se aventuram nas suas profundezas. Heart é tanto um lugar físico quanto uma manifestação dos horrores internos e externos que assombram os personagens. Vamos então conhecer um pouco mais sobre este RPG de exploração de masmorras.

A Natureza Mutável de Heart

Heart, também conhecida como “Cidade Abaixo”, é um lugar sombrio e misterioso, repleto de perigos e segredos. Diferente de uma cidade tradicional, Heart não segue uma lógica arquitetônica ou geográfica coerente. A cidade é um grande labirinto subterrâneo, cheio de túneis, ruínas antigas e áreas desconhecidas, onde a sobrevivência é uma luta diária. As ruas se contorcem e mudam de forma, as cavernas se expandem ou se contraem, e as construções podem surgir ou desaparecer sem aviso. A cidade em si parece ter vontade própria, moldando-se de acordo com os medos, esperanças e desespero daqueles que nela entram. Esta mutabilidade faz com que navegar por Heart seja um desafio, pois caminhos previamente conhecidos podem levar a armadilhas mortais ou a territórios desconhecidos. Ela é um reflexo das obsessões e traumas daqueles que entram nele.

Os Habitantes de Heart

A cidade abaixo é habitada por uma mistura de seres desesperados, cultistas enlouquecidos e criaturas aberrantes. Embora diferentes pessoas do mundo estejam em conflito na cidade de Spire, na Cidade Abaixo há um grande nivelador em termos sociais e raciais, pois ela corrói muitos dos privilégios de infraestrutura e poder que os opressores usam para manter o controle sobre os oprimidos. Não é incomum ver pessoas de diferentes ascendências no mesmo grupo de aventureiros. Cada grupo tem sua própria agenda, muitas vezes em conflito com os interesses dos personagens. Os personagens dos jogadores são chamados de Delvers, pessoas que decidiram se aventurar nas profundezas por diferentes motivos, desde a busca por poder até a tentativa de escapar de um destino cruel na superfície. Os Delvers geralmente pertencem a uma das quatro ascendências:

DROW: Há mais drow do que qualquer outro tipo de pessoa na Cidade Abaixo; Spire é predominantemente composta por elfos negros, e a cidade subterrânea contém entradas para os túneis que levam às suas terras no oeste. Eles são em grande parte monocromáticos, tendo pele preta, branca ou cinza e têm uma constituição ligeira e alta em comparação com os humanos.

HUMANO: Na Cidade Abaixo, a maioria dos humanos que você encontrará virá dos Reinos Orientais – uma série dispersa de principados governados por um Rei Vagabundo. Eles têm uma reputação por desenterrar tecnologia antiga das arcologias amaldiçoadas sobre as quais suas terras natais foram construídas e fazer suas próprias cópias – eles conseguiram retroengenharia das armas há alguns centenas de anos e a guerra não foi a mesma desde então.

AELFIR: Altos elfos, que aumentam seus corpos com magia e implantes para parecerem mais bonitos, mais graciosos e mais perfeitos. Aelfir na cidade acima – a classe dominante – usam máscaras para esconder seus rostos dos inferiores; na Cidade Abaixo, apenas os tradicionalistas as usam. Qualquer aelfir na Cidade Abaixo provavelmente está exilado da sociedade a que pertencia.

GNOLL: Pessoas com cabeça de hiena das terras do sul que dependem de espíritos capturados e demonologia mecânica para manter o controle de seu império desértico. Como os aelfir estão em guerra com eles, não são permitidos dentro dos limites da cidade de Spire; muitos gnolls na área são forçados a entrar na cidade subterrânea devido a essa regra.

Criação de Personagens

Cada personagem em Heart: The City Beneathé composto por uma Classe e um Passado (ou Calling, no original). A Classe define as habilidades principais do personagem, suas capacidades de combate, magia ou habilidades especiais, e como ele interage com o mundo ao seu redor. A classe também dá uma ideia do histórico do personagem, mas é mais focada nas suas aptidões atuais e no papel que desempenha no grupo.

O Passado (Calling): Representa a motivação central do personagem para explorar Heart. O Passado responde à pergunta “Por que você está aqui embaixo?”. Ele é a força motriz que guia o personagem, determinando quais são seus objetivos e o que ele espera alcançar ao se aventurar nas profundezas. O Passado também pode influenciar as recompensas que o personagem busca e as escolhas que ele faz durante o jogo.

Por exemplo, um personagem com o Passado de Adorador (Apostate) pode estar em Heart em busca de revelações divinas ou poder religioso, enquanto um Caçador de Tesouros (Treasure Hunter) pode estar motivado pela busca de riquezas e artefatos raros. Cada Passado oferece habilidades, recursos e objetivos específicos que ajudam a personalizar ainda mais o personagem e a direcionar sua jornada em Heart.

Existem nove classes no jogo, que são:

Cleaver – Guerreiros brutais que usam armas improvisadas.

Deadwalker – Aqueles que já morreram, mas continuam a andar.

Deep Apiarist – Magos que controlam abelhas místicas.

Heretic – Cultistas que desafiam as divindades estabelecidas.

Junk Mage – Magos que utilizam itens descartados para lançar feitiços

Hound – Rastreador e caçador habilidoso.

Incarnadine – Guerreiro que manipula sangue para obter poder.

Vermissian Knight – Cavaleiro que utiliza a tecnologia esquecida do Vermissian.

Witch – Feiticeiro que faz pactos com entidades sombrias.

Cada classe oferece habilidades únicas, define o papel do personagem no grupo e acesso a um conjunto específico de habilidades e domínios. As habilidades representam o que o personagem pode fazer bem, como lutar, rastrear ou curar. Os domínios são áreas de especialização, como tecnologia esquecida ou magia de sangue. Conforme os personagens avançam no jogo, eles podem adquirir novas habilidades e melhorar suas capacidades existentes. Isso permite que os jogadores personalizem seus personagens de acordo com suas preferências e o estilo de jogo do grupo.

As classes também influenciam como os personagens interagem com o ambiente e os desafios que encontram. Por exemplo, um Deep Apiarist pode usar suas abelhas para explorar áreas perigosas, enquanto um Vermissian Knight pode utilizar tecnologia antiga para superar obstáculos. Esses elementos combinam-se para criar uma experiência de jogo rica e dinâmica, onde as escolhas dos jogadores têm um impacto significativo na narrativa e no desenvolvimento dos personagens.

Em alguns pontos o sistema de criação de personagem lembra um pouco o do Apocalipse World, principalmente quando é pedido para responder algumas perguntas na ficha do personagem marcando caixas de respostas

Stress e Fallout

O sistema de Stress e Fallout é uma parte crucial do jogo. Stress representa o desgaste físico e mental que os personagens sofrem durante suas aventuras. Quando o Stress atinge um certo nível, pode resultar em Fallout, que são consequências negativas, permanentes ou temporárias, que afetam o personagem de várias maneiras. Conforme os personagens exploram Heart, eles acumulam Stress, que representa o impacto das experiências traumáticas, ferimentos ou perda de recursos. Quando o Stress atinge certos níveis, os personagens podem sofrer Fallout, que são consequências negativas. A classe do seu personagem, seu passado, equipamento e habilidades podem fornecer proteção, o que pode reduzir a quantidade de stress que o personagem recebe.

As Profundezas Como Uma Jornada Interior

Explorar Heart não é apenas uma jornada física, mas também uma jornada psicológica. A cidade testa os limites mentais e emocionais dos personagens, desafiando-os a confrontar seus medos mais profundos e desejos secretos. A cada passo que os Delvers dão nas profundezas, eles se aproximam não apenas do coração literal da cidade, mas também do coração de suas próprias almas. Heart é um reflexo sombrio do que significa estar vivo, e aqueles que ousam descer nas suas profundezas podem emergir mudados para sempre – se é que conseguem emergir.

Regiões de Heart

Dentro de Heart, existem regiões distintas, cada uma com suas próprias características e perigos. Estas áreas podem ser vistas como representações dos temas mais sombrios e das forças que governam Heart. A cidade abaixo é habitada por horrores indescritíveis, cultos bizarros e criaturas deformadas.

The Red Market (O Mercado Vermelho): Um mercado grotesco onde qualquer coisa pode ser comprada ou vendida, desde artefatos místicos até pedaços da própria alma. É um lugar perigoso, onde as transações podem ter consequências inesperadas, e onde mercadores demoníacos e vendedores corruptos oferecem seus produtos em troca de algo mais precioso do que ouro.

The Halls of the Bleeding Saints (Os Salões dos Santos Sangrentos): Uma vasta catedral subterrânea dedicada a divindades esquecidas e cultos obscuros. As paredes estão manchadas de sangue antigo, e os ecos das preces desesperadas ainda ressoam. Aqui, os personagens podem encontrar revelações perturbadoras ou ser consumidos por forças divinas que exigem sacrifícios terríveis.

The Gauntlet (A Luva): Um labirinto de túneis e cavernas repletas de armadilhas mortais e criaturas predatórias. Este é um local onde apenas os mais fortes sobrevivem, e os fracos são rapidamente eliminados. Aqueles que conseguem atravessar este inferno podem ganhar poder ou conhecimento, mas a um custo terrível.

The Sinking City (A Cidade Afundada): Uma região onde a própria realidade parece estar se desintegrando. Edifícios flutuam em um mar de sonhos e pesadelos, e a gravidade é uma sugestão vaga, em vez de uma lei. Este é um lugar onde as regras normais não se aplicam, e onde a sanidade dos personagens pode ser testada ao extremo.

E os Monstros?

Uma série de criaturas e entidades que podem ser encontradas no mundo de Heart: The City Beneath, adicionando uma camada extra de horror e surrealismo à exploração das profundezas.

Essas criaturas incluem:

Aranhas-espelho, que são fragmentos de um deus caído e formam congregações de insetos ao seu redor.

Sofredores de um vírus memético, condenados a encenar uma performance de dança por gerações.

Árvores infectadas com um parasita carnívoro, que foram enlouquecidas por um intelecto indesejado.

Culto de facas, que anseiam por sangue.

Pássaros invocadores de demônios.

Pubs carnívoros, que se alimentam dos desavisados.

Colmeias de corujas incapazes de voar.

Anjos, que são sonhos ambulantes de caos e desfazimento, servindo como agentes cintilantes do próprio Coração.

Esses seres bizarros e assustadores tornam a exploração em Heart ainda mais perigosa e intrigante, contribuindo para a atmosfera única e opressiva do jogo.

Regras e Mecânicas

Heart utiliza o Resistance System, que foca no que os personagens têm a perder e no que está em jogo em cada conflito. Neste jogo, existem cinco resistências, e seu personagem pode sofrer estresse em qualquer uma delas, dependendo do que está acontecendo na história.

SANGUE: Exaustão física, dor, perda de sangue e ferimentos.

ECHO: Distorção do corpo e da mente pelas energias irreais de Heart.

MENTE: Loucura, instabilidade e estranhezas.

FORTUNA: Má sorte, incompetência e excesso de confiança.

SUPRIMENTOS: Perda de recursos, equipamentos danificados e dívidas.

Quando seu personagem realiza uma ação importante ou difícil, o mestre do jogo pedirá que você role os D10 para ver se consegue ter sucesso. Você precisará seguir cinco etapas, na ordem:

Primeiro, estabeleça o que está em jogo na rolagem. O que você tem a perder, se é que há algo a perder?

Em seguida, descubra se as habilidades e aptidões do seu personagem se aplicam à ação e, como resultado, estabeleça quantos dados você vai rolar – o tamanho do seu pool de dados.

Depois, role seus dados e, se for uma ação difícil, remova dados de acordo com as regras de dificuldade.

Determine se você teve sucesso (e o que acontece em seguida como resultado) consultando o maior resultado obtido nos seus dados.

Se necessário, marque o stress e role para determinar as consequências (fallout). Se você falhou ou teve sucesso com um custo, haverá alguns efeitos negativos para o seu personagem que o mestre do jogo ajudará a resolver.

Heart usa um sistema D10 simples para determinar o sucesso ou fracasso em ações arriscadas; os jogadores reúnem um conjunto de 1 a 4 dados, e depois do rolamento seleciona-se o resultado mais alto – isso dá uma indicação do sucesso e da quantidade de estresse incorrido ao tentar o desafio. Resultado de 1 é sempre uma falha crítica e o personagem toma 2 stress de penalidade; 2 a 5 é uma falha e o personagem ganha 1 de stress; 6 e 7 é um sucesso com complicações e o personagem ganha 1 stress também; 8-9 é um sucesso, e o 10 é um sucesso crítico onde o jogador pode escolher um adversário para ganhar um de stress.

Lembre-se, todas as ações em Heart usam a mesma mecânica básica – não apenas combate, mas também persuasão, infiltração, exploração e qualquer outra coisa que seu personagem queira fazer. Há mais detalhes sobre como lidar com combate, exploração e cura mais adiante, mas as regras básicas serão as mesmas sempre que você rolar os dados.

Sugestão de Aventuras

Aqui estão algumas sugestões de aventuras para Heart: The City Beneath que exploram o ambiente sombrio e perigoso desse cenário:

1. O Ritual Proibido

Os personagens descobrem a existência de um culto secreto que realiza rituais proibidos para tentar controlar as energias do Heart. Eles são contratados por um misterioso patrono para interromper o próximo ritual antes que ele destrua uma grande porção do Heart. No entanto, à medida que se aproximam do culto, eles descobrem que os rituais têm um propósito mais complexo do que imaginavam, e a decisão de interrompê-los pode ter consequências catastróficas.

2. A Caverna dos Segredos

Um boato se espalha sobre uma caverna recém-descoberta que contém artefatos poderosos e conhecimento perdido sobre as origens do Heart. Os personagens são contratados por uma facção para explorar a caverna e recuperar esses artefatos antes que caiam em mãos erradas. No entanto, a caverna está viva, mudando de forma constantemente, e guarda perigos sobrenaturais que testam a sanidade e a coragem dos personagens.

3. A Colmeia Enlouquecida

Uma colônia de estranhas criaturas que vive nas profundezas de Heart começou a se comportar de forma errática, atacando indiscriminadamente qualquer coisa em seu caminho. Os personagens são enviados para investigar o que causou essa mudança e, se possível, neutralizar a ameaça. Durante a investigação, eles descobrem que a mente coletiva da colônia foi corrompida por uma entidade alienígena, e agora eles devem decidir como lidar com essa força antiga e poderosa.

4. O Chamado da Profundeza

Os personagens são atraídos por uma série de visões ou sonhos recorrentes que os conduzem a um local profundo e desconhecido em Heart. À medida que seguem essas pistas, eles começam a perceber que estão sendo guiados por uma consciência antiga, que deseja se libertar de seu confinamento. Mas libertá-la pode desencadear um desastre sem precedentes, forçando os personagens a escolher entre seus próprios desejos e o bem maior.

5. O Trem dos Condenados

Um rumor circula sobre um trem fantasma que percorre as profundezas de Heart, carregando almas perdidas em busca de redenção. Os personagens recebem uma missão para embarcar nesse trem e recuperar algo valioso que foi roubado por uma dessas almas condenadas. A jornada dentro do trem, porém, é distorcida e perigosa, com cada vagão apresentando um desafio ou teste que reflete os pecados daqueles que lá estão.

6. A Cidade Submersa

Uma antiga cidade submersa emerge das profundezas de Heart, despertando interesse de várias facções que desejam explorar seus segredos. Os personagens são contratados por uma delas para explorar as ruínas, mas descobrem que a cidade não está completamente abandonada. Algo sombrio habita as ruínas, e cada passo que dão na cidade traz à tona horrores adormecidos que ameaçam destruí-los.

7. A Sombra no Coração

Os personagens ouvem histórias sobre uma sombra viva que espreita os corredores de Heart, consumindo tudo o que encontra. Essa entidade é tanto um mistério quanto uma ameaça, e eles são encarregados de encontrar uma maneira de destruí-la ou, ao menos, de impedir que continue a espalhar sua influência maligna. A caçada os leva às regiões mais escuras e esquecidas de Heart, onde terão que enfrentar não apenas a sombra, mas também seus próprios medos e arrependimentos.

Essas aventuras são projetadas para explorar diferentes aspectos do cenário e da mecânica de Heart: The City Beneath, incentivando os jogadores a se engajar com o mundo de formas criativas e desafiadoras.

Baixe o Jogo

Interessados em baixar o Quickstarter gratuito de Hearth: The City Beneath devem visitar a página da Rowan, Rook & Decard clicando AQUI.

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