Do tamanho do cenário original, criado por Gary Gygax!
Greyhawk, o primeiro cenário de Dungeons & Dragons, está de volta! O Dungeon Master’s Guide (2024), segundo livro de regras publicado após a atualização das regras de D&D 5ª Edição, lhe apresentará mais informações sobre o mundo desenvolvido pelo próprio Gary Gygax, criador do jogo!
O Dungeon Master’s Guide (2024) é o primeiro Livro do Mestre da história a ter um cenário de campanha contido dentro dele. Isso significa, portanto, que este cenário será razoavelmente menor do que outros cenários já publicados para a 5ª edição de Dungeons & Dragons.
Até porque, o intuito da equipe de design de Dungeons & Dragons é usar Greyhawk como um exemplo de como um DM deveria atuar para desenvolver o seu próprio cenário. Logo, o cenário será uma espécie de “esqueleto”.
Aliás, segundo Christopher Perkins, arquiteto de regras de Dungeons & Dragons (e que deixará de ser após o lançamento do Dungeon Master’s Guide), a Wizards of the Coast usou Greyhawk por ser um cenário que preenche todas as lacunas de D&D, enquanto é conciso e razoavelmente pequeno.
Ainda, esta é uma oportunidade perfeita para usar o cenário, já que Dungeons & Dragons completa seu quinquagésimo aniversário em 2024. O cenário não é usado desde a Living Greyhawk, ambiente de jogo organizado de Dungeons & Dragons edição 3.5.
Criando seu cenário com Greyhawk
A caixa de Greyhawk, publicada na década de 1980, acompanhava um livreto de 32 páginas, contendo informações do cenário, e mapas de algumas das localizações importantes do cenário. Vale destacar, ainda, que parte deste conteúdo era inútil em um RPG de mesa, já que sua função englobava atender jogadores de wargames.
Portanto, narradores da época tinham bastante espaço em transformar aquele cenário em seu cenário — algo bastante diferente dos cenários dos dias atuais, com muitos elementos pré-estabelecidos. Caso você queira usar Greyhawk como um cenário de campanha de fato, o intuito é que você não se sinta sobrecarregado com uma montanha de informações.
Antes de dar cor ao seu cenário, o Dungeon Master’s Guide (2024) explica que os aventureiros precisam ter um local que servirá como “base” para suas aventuras. Usando Greyhawk como exemplo, City of Greyhawk é este local.
Reformulações
Contudo, o cenário não estará disponível como originalmente. A equipe reformulou o mapa da região, alterando pequenos detalhes aqui e ali, bem como também realizou alterações na própria Cidade de Greyhawk.
Aliás, o time D&D propositalmente não deu atenção a todos os locais da cidade, para que o DM tenha a liberdade de adicionar seus próprios toques no cenário (lembre-se do propósito deste cenário no livro). Contudo, o time tomou o cuidado de citar localizações da Cidade de Greyhawk para que se encaixem em cada um dos antecedentes disponíveis no Player’s Handbook (2024). O intuito é evitar que os personagens dos jogadores fiquem deslocados, sem quaisquer conexões com Greyhawk.
Além disso, a equipe de design tomou a liberdade de realizar ajustes no cenário para torná-lo mais contemporâneo e lar para qualquer aventura de D&D (especialmente na parte de conflitos do cenário). O time de D&D também alterou alguns NPCs, com o propósito de destacar a grande diversidade que Dungeons & Dragons proporciona. Entretanto, o intuito foi se manter tão fiel quanto possível ao cenário original.
Sua Greyhawk
Apesar de ter o intuito de ser um esqueleto para seu próprio cenário, há conteúdos o suficiente para que você transforme esta versão de Greyhawk em seu cenário de campanha.
Você encontrará um mapa-pôster dupla-face dentro do livro, com mapas da Cidade de Greyhawk na frente e, no verso, o mapa de Oerth. Você também encontrará descrições das cidades e regiões próximas e seus regentes, possíveis ambientes de aventuras (como o Templo do Mal Elemental e a Tumba dos Horrores), informações sobre as divindades e facções do cenário e ganchos para suas campanhas.
Para cada região presente no mapa, a equipe de design lhe oferece um tipo de campanha possível: a região de Flanaess, por exemplo, é uma boa pedida para uma campanha voltada para guerras, uma vez que várias cidades estão se rebelando contra a capital da região.
Obviamente, você não encontrará tantos conteúdos quanto veria em um Guia do Aventureiro para a Costa da Espada, por exemplo, mas é um bom ponto de partida. Ao todo, a parte dedicada ao cenário ocupará 32 das 384 páginas do livro — assim como a versão original do cenário.
Aventuras em Greyhawk
O livro oferece três grandes conflitos para o DM trabalhar: Iuz, por exemplo, é uma região tomada por um Cambion de mesmo nome, filho do lorde demônio Graz’zt e da bruxa Iggwilv, e que pretende dominar todas as regiões próximas — e consequentemente, toda Greyhawk.
Em um escopo menor, mas não menos importante, temos o Mal Elemental, que opera através de cultos fora dos olhares mundanos e que exige que os personagens invadam masmorras para derrotar estes sectos. Por fim, dragões malignos estão espalhados por todo o continente. Qual é o interesse destes seres em Greyhawk?
Por fim, você também encontrará um curto guia sobre a história de Greyhawk. Novamente, tudo isso disponível em apenas 32 páginas!
As novidades da edição 2024 de Dungeons & Dragons
Ao longo das últimas semanas, estamos compilando todas as prévias fornecidas pela Wizards of the Coast, seja através do canal oficial do Youtube dedicado a Dungeons & Dragons, como também por meio do D&D Beyond (o braço digital oficial de Dungeons & Dragons).
Abaixo, você pode conferir todas as publicações realizadas por nossa equipe contendo prévias da atualização de D&D:
Classes
- Bárbaro;
- Bruxo;
- Bardo;
- Clérigo;
- Druida;
- Feiticeiro;
- Guardião (Ranger);
- Guerreiro;
- Ladino;
- Mago;
- Monge;
- Paladino.
Mecânicas de jogo
- A nova mecânica de Maestria com Armas;
- Antecedentes, Espécies e Talentos;
- Antecedentes, Talentos e Magias, revelados por influenciadores;
- Criando seus próprios itens;
- Novas mecânicas para Magias;
Livros
- A arte de Dungeons & Dragons;
- O novo Dungeon Master’s Guide — Greyhawk está de volta;
- Dragões: conheça os novos designs da criatura que dá nome ao jogo!
- Conheça mais detalhes sobre o novo Livro dos Monstros!
O post D&D: o retorno de Greyhawk no Livro do Mestre! apareceu primeiro em Joga o D20.
Share this content:
Programador Web, Jogador de RPG e Jogos Eletrônicos, Mestre nas horas vagas.
Costuma jogar com as classes Paladino, Monge e Feiticeiro de D&D, Dragonborn, Aasimar, Elfo e Meio-Elfo são as Raças favoritas.
Deixe uma resposta