O Diversão Offline é um evento dedicado a jogos de mesa, cultura nerd e RPG que acontece anualmente. A 9ª edição ocorreu nos dias 1º e 2 de junho de 2024, no espaço de eventos Pro Magno, localizado na Barra Funda, em São Paulo, com uma área de 6000 m² e diversas atrações para os fãs desses hobbies, e contou com a presença de cerca de 12 mil pessoas. Ele é considerado o maior evento de jogos de tabuleiro da América Latina. Criado em 2015, o Diversão Offline surgiu com o objetivo de acompanhar o movimento do mercado nacional de jogos e entretenimento, proporcionando um ambiente atrativo e confortável para os apaixonados por jogos de mesa. Além disso, o evento ressaltou a relevância da economia criativa para o setor dos jogos analógicos.
Entre as atrações deste ano, destacam-se:
Arenas de RPG: Espaços dedicados exclusivamente para jogos de RPG, permitindo que os participantes experimentem diferentes sistemas e aventuras, com a participação de narradores experientes e conhecidos do grande público.
Área de Protótipos e Jogos Indie: Uma área dedicada a jogos em desenvolvimento, onde designers podem mostrar seus protótipos e receber feedback do público. Aliás essa é minha área favorita.
Expositores: Empresas renomadas como Galápagos Jogos e a Grok Games participaram com lançamentos e produtos exclusivos. A Galápagos, por exemplo, lançou jogos como “Heat: Pedal to the Metal”, “Star Wars: Bounty Hunters” e o hypadíssimo “Scout”. A Grok lançou “O Bom, O Mau e O Bode”, além de “Nem a Pato!”, o fofíssimo “Boop” e a versão Disney de “Coup”. A TGM lançou “Quix!” 2ª edição e “Zax!”. A Adoleta Jogos lançou o esperado “Fora de Ordem” e a Meeple BR apareceu com o divertido “Recto Verso”. Enfim, vários jogos para vários tipos de público.
Palestras e Workshops: Diversos painéis com criadores de conteúdo e autores, como oficina e pintura de miniaturas e a partição do Alexandre Ottoni — do Jovem Nerd.
Além dessas atrações, várias empresas e lojas aproveitaram o evento para lançar novos produtos e realizar promoções especiais. A Copag, por exemplo, lançou “Revanche”, um jogo de cartas que simula uma partida de futebol, bem conhecido pelo público capixaba, já que vários campeonatos foram realizados por aqui usando este jogo. As editoras capixabas Caleidoscópio e 101 Games também marcaram presença com seus mais recentes lançamentos, demonstrando-os no evento. A Caleidoscópio, inclusive, fez a entrega das recompensas de seu último financiamento coletivo, o “Dossiê das Singularidades”, enquanto a 101 Games anunciou “Hordas e Heróis”, que está em financiamento coletivo no Catarse.
Em termos de RPG, tivemos o lançamento nacional de “Masks” pela editora Circuito Camaleão, que explora o cenário de super-heróis adolescentes ocupando o lugar da antiga geração de heróis. Utilizando o sistema PbTA, é uma excelente opção para quem gosta do tema. Também tivemos a Secular Games com o inovador “CBR PNK”, que explora o cenário cyberpunk em uma embalagem compacta com tudo que narradores e jogadores precisam para jogar, usando fichas que podem ser riscadas e depois apagadas, ideais para um início rápido de jogo. A New Order apresentou o “monstro” “Máscaras de Nyarlathotep”, enquanto a Galápagos trouxe “Caçador: A Revanche”, do Mundo das Trevas. A Nozes Game Studio exibiu sua linha de jogos baseada no sistema Nefastus, e eu aproveitei para adquirir alguns livros que ainda não tinha da editora, como “As 7 Baladas do Oeste Sombrio”, “Neon-Shi Sensö” para “Urbana Bellica” e “Bestiário de Criaturas Profanas”, que traz uma extensa lista de criaturas, desde o folclore nacional até extraterrestres. Maravilhoso.
Um jogo brasileiro que fez sucesso durante o evento foi “Ozob: A Cyberpunk Boardgame”. Ele foi anunciado recentemente durante a Comic Con Experience (CCXP) e apresenta o icônico personagem Ozob, criado por Deive Pazos, cofundador do Jovem Nerd. Esse jogo atraiu a atenção dos entusiastas de jogos de mesa e RPG presentes no evento.
Para mim, é sempre uma satisfação ir à DOFF por vários motivos. Desde o meu gosto por jogos analógicos e de mesa, até a oportunidade de ver de perto as novidades que estão sendo lançadas no mercado de jogos. No entanto, o que mais me agrada é poder encontrar os amigos que fiz ao longo desses anos dedicados a escrever sobre jogos, bem como outros criadores de conteúdo como eu e, principalmente, os meus leitores. É gratificante para mim, embora ainda não esteja totalmente acostumado, encontrar pessoas que nunca vi, mas que me conhecem por conta do meu blog ou das redes sociais. A satisfação de poder trocar algumas palavras com elas por alguns minutos e ouvir o quanto gostam do meu trabalho me motiva muito. Isso é especialmente importante porque tem sido complicado para mim encontrar tempo para me dedicar mais a essa tarefa, já que meu trabalho consome grande parte do meu tempo. Esses encontros me revigoram e me fazem querer produzir ainda mais.
Nos próximos dias irei fazer artigos comentando mais detalhadamente sobre os jogos que trouxe. Espero que tenham gostado do artigo, se quiserem fazer comentários e dar mais ideias podem fazer abaixo. Aproveito para pedir que me sigam nas redes sociais.
Facebook: https://www.facebook.com/velhinhodorpg
Instagram: https://www.instagram.com/velhinhodorpg
Share this content:
Deixe uma resposta