Adaptando a Raça Kitsume para D&D5e (HomeBrew)

Adaptando a Raça Kitsume para D&D5e (HomeBrew)

Adaptando a Raça Kitsume para D&D5e (HomeBrew), RPG - Mestre Charles Corrêa
Compartilhar

Abaixo segue um pouco da história dessa lenda e o arquivo para caso queriam usar em suas mesas, espero que gostem.

Kitsune, a raposa mística da mitologia japonesa

Kitsune (狐) significa “raposa” em japonês. A palavra, no entanto, é uma onomatopeia do “kitsu”, que significa “o ganido da raposa”, e acabou tornando-se o nome do animal em tempos antigos. Hoje em dia, os japoneses usam “kon-kon” ou “gon-gon” para designar a raposa, já que a onomatopeia “kitsu” acabou no desuso.

É dito que, no Japão, sua imagem simboliza inteligência, sabedoria e, de acordo com relatos contidos em várias lendas à seu respeito, são animais com poderes mágicos (místicos), sagrados ou amaldiçoados. A kitsune é um dos personagens mais populares do folclore japonês.

Existem várias lendas relacionadas às kitsunes. Porém, não há uma certeza de sua origem (China, Coreia, Índia, Japão ou outros países da Ásia), no entanto, alguns registros relatam que, a partir do século IV d.C, a convivência das raposas com os humanos no arquipélago japonês era corriqueira, fato que pode ser relacionado à origem da kitsune.

Entretanto, histórias envolvendo kitsune são amplamente relatadas em dois registros antigos.

O primeiro é o livro Kojiki – a mais antiga crônica do Japão, compilado em 712 d.C. “Registro das Coisas Antigas”. O segundo é o Nihongi (também chamado de “Nihon Shoki” e “Hihongi”), este registro representa as “Crônicas do Japão”, compilado em 720 d.C. e contém parte da história “real” do Japão.

Lendas sobre as kitsune quase sempre englobam sabedoria. Feito isso, elas representam bem o velho ditado que diz “esperto como uma raposa”, visto que esse animal simboliza inteligência e sagacidade.

Acredita-se que todas as kitsunes sejam fêmeas, isso porque “histórias” a seu respeito quase sempre a denominam com nomes femininos.

Contam que as kitsunes geralmente são mais fortes que os seres humanos e por isso tendem a agir com arrogância sempre que entram em contato com um. Dizem que todas são dotadas com poderes incríveis, incluindo possessão, habilidade de cuspir fogo, manipular e surgir em sonhos, criar ilusões, dobrar o tempo e espaço, enlouquecer e até mesmo matar pessoas.

Dizem ainda que as kitsunes geralmente são invulneráveis aos ataques humanos. Porém, kitsune de natureza má pode ser derrotada pelos Taijiya, que são exterminadores especializados em Youkai (criaturas sobrenaturais). Diz-se ainda que os sagrados monges budistas –possuidores da benção divina de Buda– podem exterminar uma kitsune má apenas com uma simples oração.

Algumas variações de Kitsune

Ama-terasu no Kitsune

Diz-se ser a Deusa do sol “Amaterasu” que aparece na forma de uma raposa branca. Diz a lenda que se uma pessoa estiver passando por maus presságios e esta for devota da Deusa, Amaterasu atende as suas orações quando estas são de coração puro. Ela desce de seu reino em forma de uma raposa para apartar todo mau que a pessoa estiver passando.

Kitsune Bakemono

No Japão, de modo geral, a palavra bakemono representa “monstro”. Sendo assim, a Kitsune Bakemono é uma espécie extremamente má. Ela é espectral (como um fantasma), muito parecida com Reiko, Kiko e Koryo.

Genko

kitsune preta, normalmente é vista como um bom Omen (bom presságio).

Kiko

Espírito de uma kitsune. Normalmente, as ktsunes não são fantasmas, no entanto, elas podem aparecer como espíritos.

Kitsune

Termo geral para a palavra “Raposa”, kitsunes podem ser retratadas tanto como boas ou más em suas lendas.

Kitsune-bi

Kitsunes com o poder de invocar chamas através de sua boca e de sua cauda.

Kitsune Tokoya

Essa é uma kitsune perita em pregar peças e disfarçar-se em humanos. Dizem que em uma pequena província no Japão, uma kitsune disfarçou-se de barbeiro, deixando careca todos os clientes. Assim, todos os moradores da vila ficaram de cabeças raspadas. Por isso, o animal encantado acabou ganhando o apelido de Kitsune tokoya, ou seja, “raposa barbeira”.

Kitsune Kamisori

Tal como a Tokoya, a Kitsune Kamisori gosta de pregar peças. Contam que um clã de raposas desobediente que vivia em um campo na província de Niigata costumavam raspar a cabeça de todas as pessoas que passavam pelo campo. Mediante isso, essas raposas passaram a ser chamadas de Kitsune Kamisori (Raposas Navalha), isso porque kami sori é literalmente “navalha” em japonês.

Koryo

Kitsune Amaldiçoada.

Kuko

Kitsune do elemento ar. Kukos são kitsunes muito más.

Kyuubi no Kitsune

São as kitsunes que alcançam os 1.000 anos. Nessa idade, a cor de sua pelagem muda para prateada ou dourada. Alcançam até 9 caudas e é quando ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, atingindo assim, a sabedoria infinita e onisciência.

Nogitsune

Estas são as kitsunes selvagens, que não seguem regras, podem até ser assassinas. O nome Nogitsune, porém, é normalmente usado para diferenciar entre as boas e más kitsunes. Sendo assim, o termo “kitsune” é destinado às boas raposas, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari. Já as “raposas” que não respeitam Inari, são chamadas de Nogitsune.

Algumas Nogitsune são extremamente maléficas, podendo aparecer na forma física ou como espírito obsessivo, com o poder de tomar o corpo de uma pessoa. Contam que o possuído faz suas vítimas sofrerem, perturbando-as por vários dias antes de matá-las.

Dizem ainda que quando um assassino em série tem histórico de “boa pessoa” antes de virar assassino é porque ele foi possuído por uma Nogitsune.

Porém, nem toda espécie de Nogitsune é necessariamente má ou assassina. Existem algumas que apenas gostam de pregar peças nos seres humanos, como a Kitsune Tokoya, com o diferencial de que as “brincadeiras” das Nogitsunes são mais “pesadas”.

Reiko

Fantasma de uma kitsune. Essa variedade não é propriamente má, contudo, há algumas lendas que a descreve “muito maliciosa”.

Shakko

É uma kitsune vermelha e pode ser considerada tanto má como boa, uma vez que ela não tem o conhecimento do que é moral, ou seja, se vê o bem, será boa, mas se receber o mal …

Tenko

Kitsune celestial. Não são consideradas tão más como a Bakemono-Kitsune, ou tão benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari.

Yako / Yakan

Termo geral para a palavra “Raposa”, ou seja, o mesmo que kitsune.

Kyuubi no Kitsune

Além das kitsunes especificadas acima, existe uma infinidade de variações dessa criatura e cada qual com suas histórias. A mais famosa, no entanto, é a Kyuubi no Kitsune (raposa de nove caldas).

Diz-se que a cada cem anos uma nova cauda nasce e, a cada cauda adquirida, seus conhecimentos e poderes aumentam. Um desses poderes é o de transfigurar-se na forma humana. Algumas lendas contam que elas usam esses poderes para enganar as pessoas, outras dizem que são amigas e companheiras fiéis ou até se tornam lindas e amorosas esposas.

O máximo de caudas que uma Kyuubi no Kitsune pode alcançar são nove, mas esse número ocorre apenas quando atinge os 1.000 anos de idade. de acordo com o Kojiki.

Ao nascer da nona cauda, sua coloração muda para prateada ou dourada e, a partir de então, elas passam a possuir sabedoria infinita e capacidade de ouvir qualquer coisa, incluindo pensamentos dos humanos. Isso que dizer que ela adquire a onisciência ou omnisciência, que é deter toda sabedoria, saber tudo que seja cognoscível, incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente e futuro.

Sendo assim, quanto mais cauda tiver, mais poderosa será a Kyuubi no Kitsune.

Existe uma lenda que é considerada a mais popular e famosa sobre uma espécie de Kyuubi no Kitsune. Trata-se da kitsune “Tamamo-no-Mae”, a mais maldosa de todas. Algumas dessas espécies não são simplesmente más, mas quando decidem ser, são capazes de transforma-se em verdadeiras assassinas em série.

A adaptação para D&De5 você encontra aqui

Adaptando a Raça Kitsume para D&D5e (HomeBrew), RPG - Mestre Charles Corrêa

Share this content:

Compartilhar
Charles Corrêa
Charles Corrêa

Programador Web, Jogador de RPG e Jogos Eletrônicos, Mestre nas horas vagas. Costuma jogar com as classes Paladino, Monge e Feiticeiro de D&D, Dragonborn, Aasimar, Elfo e Meio-Elfo são as Raças favoritas.

Deixe uma resposta

Plugin Kapsule Corp