O livro chegará às lojas em novembro!
Com o badalado lançamento do Player’s Handbook (2024) — que, aliás, se tornou o maior lançamento da história de Dungeons & Dragons — chegou a hora do quarto e último lançamento do ano de 2024. Estamos falando do Dungeon Master’s Guide (2024)!
E como sempre acontece nos grandes lançamentos, a ferramenta digital D&D Beyond está realizando uma série de publicações e vídeos para celebrar o livro (agora) essencial para qualquer Dungeon Master. O 2024 Dungeon Master’s Guide chegará às lojas no dia 12 de novembro de 2024 — quem obtiver o livro durante a pré-venda o receberá com duas semanas de antecedência.
Eu já não vi essa publicação antes?
É provável que você tenha lido em nosso site alguma publicação similar acerca dos conteúdos do Dungeon Master’s Guide — ou apenas DMG ao longo da publicação. Isso acontece porque os conteúdos da edição 2014 do DMG são decepcionantes. Desta forma, a Wizards of the Coast precisou realizar trabalhos adicionais para ressaltar a importância do novo título.
De acordo com os designers da Wizards of the Coast, os funcionários da editora não possuíam tempo e dinheiro necessário para produzir um bom livro. É por este motivo que o livro parece ser tão desorganizado e desnecessário. Esta publicação fala mais sobre os problemas da edição 2014 do DMG, de acordo com a própria Wizards of the Coast.
Desta forma, faltando apenas 26 dias para o lançamento oficial da publicação, as informações estão mais claras do que nunca. Este é o seu guia definitivo sobre o livro — e mais detalhes serão fornecidos sobre cada um dos tópicos em breve!
Ilustrações
Da mesma forma como ocorreu na edição 2024 do Player’s Handbook, a versão 2024 do Dungeon Master’s Guide possui novas ilustrações estonteantes. Estas artes, contudo, estão voltadas para agradar Dungeon Masters (Mestre, Narrador ou simplesmente DM). Desta forma, você encontrará artes de localidades importantes da história de D&D, criaturas em ação (como o Vingador na capa do livro) e claro: muitos itens mágicos!
As artes, aliás, englobam o rico multiverso de Dungeon & Dragons: você encontrará artes que remetem à fantasia a vapor de Eberron, bem como o horror gótico de Ravenloft. Todos estes ambientes são apresentados para novos DMs através de um capítulo dedicado à cosmologia de D&D.
Reestruturação do livro: mais intuitivo e atemporal
A reestruturação do DMG 2024 começa com o início do livro: a edição 2014 do Dungeon Master’s Guide começa com um extenso capítulo dedicado a como criar seus mundos, com informações baseadas no rico universo de Forgotten Realms.
Agora, a edição 2024 começará este capítulo explicando como você deveria narrar e arbitrar seu jogo. Para Christopher Perkins, designer de aventuras de Dungeons & Dragons, um novo narrador não deveria estar preocupado em começar a criar campanhas “logo de cara”, e portanto, explicar ao novo DM como ele deve atuar faz mais sentido.
Agora, o primeiro capítulo, intitulado “O Básico”, apresenta o básico que você precisa saber antes de começar a jogar D&D com seus amigos. Isso envolve atrair e reunir seus jogadores, o papel dos dados, como usar o Dungeon Master’s Screen e por aí vai.
O capítulo 2, “Jogando o Jogo”, te explica o papel das regras e fornece alguns exemplos de como um jogo normalmente ocorre. Ele também fornecerá orientações sobre como fazer um bom foreshadowing, como tirar o jogo “dos trilhos” e como fornecer direções para os personagens irem quando o jogo travar. O capítulo vai além, fornecendo orientações sobre como montar combates, cenários de exploração e interações sociais.
O foco deste capítulo, por fim, está em ensinar o DM a fornecer a melhor experiência possível para os jogadores.
O capítulo 3 apresenta todas as regras opcionais presentes no livro. Venenos, armas de cerco, armas especiais, regras alternativas para exploração: tudo isso você encontrará neste capítulo. Este capítulo sempre esteve presente na edição 2014 de D&D, mas estas informações estavam disponíveis em diferentes trechos do livro.
Agora, tudo isso estará compilado em um único lugar, separado por subcapítulos.
O próximo passo
Contudo, quando você se sentir pronto para começar a criar suas próprias campanhas, você sentirá que o novo DMG é muito mais competente em te explicar como fazer isso. Para isso, a Wizards of the Coast usará como exemplo o primeiro cenário de Dungeons & Dragons: Greyhawk. Segundo Perkins, este é o primeiro DMG a usar esta abordagem.
Greyhawk é o cenário de campanha idealizado por Gary Gygax, criador do jogo Dungeons & Dragons na longínqua década de 1970. Apesar de sua fama e de sua extensa lista de materiais, o cenário não recebia atualizações profundas desde à terceira edição, datada do início dos anos 2000. Grandes heróis que hoje são conhecidos por suas magias (como Bigby, Melf, Mordenkainen e Tasha) surgiram, na verdade, como personagens dos jogadores das campanhas de Gygax.
Segundo Perkins, o cenário foi escolhido devido à sua versatilidade: mesmo originalmente possuindo apenas 32 páginas e dois mapas, o material era rico o suficiente para servir de motivação para centenas de campanhas, que podiam ser expandidas para milhares se o DM desse seus toques pessoais no jogo.
Contudo, não espere ver tudo de Greyhawk neste Dungeon Master’s Guide: o intuito é que o cenário sirva de esqueleto para seus próprios cenários de campanha. Logo, muitos detalhes estão propositalmente vagos. A ideia do livro é apresentar a Cidade de Greyhawk e suas regiões adjacentes, ricas em elementos para criar suas aventuras.
A cidade de Greyhawk, aliás, só aparece para ilustrar para o novo DM como deveria ser um um grande hub de aventuras — um local onde os personagens possam chamar de lar. O livro, por fim, virá com um mapa-pôster: na frente, a Cidade de Greyhawk, enquanto o verso mostra as cercanias da cidade.
Glossário de histórias (lore)
O Glossário de Lore é um apêndice no livro, onde você encontrará uma lista alfabética com alguns dos principais nomes, locais e elementos de interesse da história de D&D, fornecendo uma breve descrição sobre o que é este elemento e onde encontrar mais detalhes sobre ele. Você encontrará detalhes sobre a Raven Queen (figura proeminente na 4ª edição), Acererak (presente na 1ª edição) e além!
Bastiões
O sistema de Bastiões passou por testes recentes na coluna Unearthed Arcana — um ambiente de testes públicos da Wizards of the Coast. Agora, este material estará oficialmente presente no Dungeon Master’s Guide (2024). Aliás, o material estará presente no DMG porque, na visão de Perkins, nem todas as campanhas permitem a criação de Bastiões.
Mas o que é um Bastião, afinal?
O Bastião pode ser descrito como um ambiente onde os personagens podem descansar e investir. Pense naquele forte que seus personagens derrotaram todas as criaturas nefastas que ali vivia. Agora abandonado, o forte pode servir como um Bastião para os personagens!
Já existia regras, nas primeiras edições de D&D, para que você criasse suas próprias fortalezas — uma boa forma de gastar o suado dinheiro obtido nas masmorras. Agora, ela está de volta nesta edição, mantendo a inspiração das primeiras edições do RPG mais jogado do mundo. Este sistema, entretanto, não estará disponível para personagens imediatamente, exigindo que estes obtenham alguns níveis para usufruírem destes sistemas — cinco níveis, para ser mais exato.
O intuito é que estes bastiões funcionem como um minigame à parte das aventuras. Ele continuará a evoluir, mesmo sem a intervenção dos personagens dos jogadores (mas baseado em suas escolhas, claro). Os bastiões realizarão turnos, acionados sempre que o DM achar necessário. Você pode criar itens, solicitar ordens para os funcionários, coletar ervas e venenos e afins. Tudo dependerá das instalações de seu Bastião.
Por fim, o intuito dos bastiões é permitir que os jogadores possam se tornar DM nestes pequenos cosmos chamados de Bastiões!
Itens Mágicos
O frasco vazio é, na verdade, uma Poção de Invencibilidade!
O capítulo de itens mágicos continua a ser o maior capítulo do Dungeon Master’s Guide (2024). Você encontrará mais ilustrações para os itens mágicos — segundo James Wyatt, game designer da Wizards of the Coast, alguns itens da edição 2014 não soavam satisfatórios aos olhos dos designers, e portanto, o visual de alguns itens foram refeitos. Há, claro, artes para itens que não possuíam ilustrações.
Há mais itens mágicos na edição 2024 de Dungeons & Dragons, e estes itens novos possuem o papel de preencher algumas lacunas encontradas pelos designers. A edição 2014 do DMG, por exemplo, apresentava poucos itens mágicos comuns. Portanto, a solução foi importar alguns destes itens, presentes no suplemento Guia para Todas as Coisas de Xanathar. Você também encontrará itens mágicos presentes no cartoon Caverna do Dragão!
Outros itens passaram por outras mudanças menores: a espada Flametongue, por exemplo, agora engloba outros tipos de armas além de espadas. Arrow of Slang se tornou Ammunition of Slang (englobando outras armas que utilizam munições) e por aí vai.
Ainda, cobrindo uma grande deficiência da edição 2014 do Dungeon Master’s Guide, a edição 2024 apresentará preços para os itens mágicos. Ainda, você terá regras mais claras para criar estes itens. Estas regras, aliás, estão disponíveis no Player’s Handbook (2024) e no DMG. Contudo, a versão presente no Player’s Handbook 2024 destas regras é bem mais limitada, fornecendo suporte para apenas poções e pergaminhos de magias.
Criando suas histórias
O novo Dungeon Master’s Guide (2024) contará com cinco aventuras pré-criadas. O intuito destas aventuras é servir como um esqueleto para que os DMs criem suas próprias aventuras. Cada aventura ocupará cerca de meia página do livro — apesar de soar pouco, Perkins garante que há informações o suficiente para que você se sinta confiante para começar suas campanhas.
Estas aventuras cobrem os níveis 1, 2, 3 e além — haverão lacunas entre a aventura de nível 3 e a próxima aventura, bem como da quarta aventura para a última. A intenção é que o DM tenha a experiência e a sensação de como narrar campanhas de níveis mais altos.
Estas aventuras serão suportadas por um apêndice repleto de mapas que você poderá usar nestas aventuras. Estes mapas são mais versáteis e úteis ao longo de sua carreira como GM. Alguns destes mapas, aliás, sequer são usados com as aventuras presentes no livro. O propósito deles é que sirvam para que você os use em suas aventuras!
Ganchos
O capítulo de ganchos contará com várias tabelas para que você comece suas aventuras de RPG. Estes ganchos, aliás, são diferentes a depender do nível da campanha proposta por você. Em conjunto com os mapas versáteis, você poderá começar a jogar D&D em questão de minutos!
Vários consultores atuaram em conjunto com a Wizards of the Coast (incluindo Matt Mercer, o narrador do show Critical Role) para garantir que as dicas e orientações disponíveis neste livro realmente atinjam o objetivo de introduzir um novo DM ao seu papel.
Relatório de Personagem
Uma das novas ferramentas para novos DMs presente no Dungeon Master’s Guide (2024) apresenta pequenos relatórios preenchíveis para novos DMs. Este relatório visa ajudar o DM a identificar e lembrar conceitos fundamentais do personagem e do jogador que o controla.
Nesta ficha, por exemplo, você poderá anotar o que motiva o jogador (como resolver problemas ou explorar), detalhes do personagem e além. Esta ficha também é aplicada (em uma menor versão, claro) aos NPCs de sua campanha, aos assentamentos que você criou e até mesmo um controle para seus itens mágicos. Estas fichas estarão disponíveis gratuitamente quando o livro for lançado.
Finalmente, a adição de conteúdos resulta no maior Dungeon Master’s Guide da história de Dungeons & Dragons, com 384 páginas!
As novidades da edição 2024 de Dungeons & Dragons
Ao longo das últimas semanas, estamos compilando todas as prévias fornecidas pela Wizards of the Coast, seja através do canal oficial do Youtube dedicado a Dungeons & Dragons, como também por meio do D&D Beyond (o braço digital oficial de Dungeons & Dragons).
Abaixo, você pode conferir todas as publicações realizadas por nossa equipe contendo prévias da atualização de D&D:
Classes
Mago;
Mecânicas de jogo
A nova mecânica de Maestria com Armas;
Antecedentes, Espécies e Talentos;
Antecedentes, Talentos e Magias, revelados por influenciadores;
Livros
O novo Dungeon Master’s Guide — Greyhawk está de volta;
Dragões: conheça os novos designs da criatura que dá nome ao jogo!
Conheça mais detalhes sobre o novo Livro dos Monstros!
Aliás, queremos pedir desculpas pela fala de publicações na última semana. Depois que eu (Luiz) tive tuberculose (entre 2022 e início de 2023), todas as gripes que contraí estão me destruindo (além de demorarem mais para terminarem). Trabalharemos para que consigamos manter algumas publicações “tampão” quando isso ocorrer.
O post Os detalhes do novo D&D Dungeon Master’s Guide (2024)! apareceu primeiro em Joga o D20.
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