Médico, Cuidadores, Curandeiros e Hospitalários (Rafão Araujo)

Médico, Cuidadores, Curandeiros e Hospitalários (Rafão Araujo)

Compartilhar

Grupos especializados em cuidar de doenças, praças e pestilências

Médico, Cuidadores, Curandeiros e Hospitalários (Rafão Araujo) - BREU Dicas RPG - Role Playing Game

O mundo sempre contou com cuidadores de doentes, que desempenharam papéis fundamentais na sociedade desde tempos antigos. Na Antiguidade, sociedades como o Egito, Grécia e Roma já possuíam figuras dedicadas ao cuidado, muitas vezes ligadas a templos religiosos. Por exemplo, no Egito, os sacerdotes atuavam como médicos e realizavam práticas como sangria e uso de sanguessugas . Hipócrates, na Grécia do século IV a.C., é frequentemente chamado de “Pai da Medicina”, por separar os cuidados médicos da superstição e registrar observações clínicas sistemáticas.

As primeiras sociedades organizadas de cuidadores de doentes surgiram na Antiguidade tardia. No ano 400, as diaconisas de Constantinopla atuavam como enfermeiras domiciliares para os pobres e prisioneiros. Já na Idade Média, surgem instituições como os Hospitalários, inicialmente uma ordem religiosa criada no século XI em Jerusalém para cuidar de peregrinos e enfermos, que mais tarde se militarizou durante as Cruzadas.

Durante as grandes epidemias da Idade Média, especialmente a Peste Negra, surgiram os médicos da peste contratados oficialmente por cidades. Esses médicos usavam vestimentas protetoras — como máscaras com bico — e eram responsáveis pelo registro de mortos, realização de autópsias e recomendação de quarentenas.

Já na era vitoriana, com o avanço da medicina moderna, surgiram os primeiros escrutadores de pragas e epidemias — profissionais que implementaram medidas de saúde pública, saneamento, coleta de dados, fiscalização sanitária e quarentenas. Cidades como Veneza foram pioneiras ao criar escritórios de combate à peste, unindo médicos, agentes de rua, coveiros e estatísticos para controlar surto.

Abaixo dois grupos de médicos que podem inspirar seus jogos:

A Irmandade do Sudário Ensanguentado

No fim do primeiro século da nova era, uma praga devastadora conhecida como pulmão rasgado espalhou medo e morte. Nem a fé, nem a medicina tradicional conseguiram conter a epidemia, que chegou a dizimar até 70% da população em algumas cidades. A situação era tão crítica que autoridades optaram por queimar distritos inteiros para lidar com os corpos.

Médico, Cuidadores, Curandeiros e Hospitalários (Rafão Araujo) - BREU Dicas RPG - Role Playing Game

A salvação veio com um jovem arcanista chamado Corben, que desenvolveu uma cura e conseguiu conter a doença em poucos meses. Anos depois, surgiu em sua homenagem a Irmandade do Sudário Ensanguentado — uma ordem monástica dedicada à patologia e ao combate de doenças, ativa até hoje. O nome e símbolo da irmandade vêm do ritual em que lençóis ensanguentados dos mortos eram usados para cobri-los antes da cremação.

Membros da Irmandade, chamados de Encapuzados, são figuras sombrias e dedicadas, muitas vezes marcadas por perdas pessoais. Usam trajes brancos estéreis e máscaras de gás, e carregam kits alquímicos especializados para tratar doenças.

Retirado de Reinos de Ferro RPG

Beijadores de Feridas

A Ordem dos Beijadores de Feridas é uma confraria ancestral que sobrevive aos horrores impostos pelo Milagre, uma fé cheia de martírio, flagelo e auto tortura, que busca redenção na dor e na carne ferida. Inspirados na figura de São Francisco de Assis, que, segundo a tradição, beijava os leprosos como gesto de compaixão e cura, os membros da ordem acreditam que o sofrimento deve ser acolhido com reverência e proximidade — mesmo que isso exija beijar as chagas alheias.

Hoje, restam poucos de sua linhagem, e um deles é Tirso, o guardião silencioso encontrado em Albero. Envolto por sombras e feridos, Tirso clama por auxílio, suplicando ao Penitente que reúna ervas sagradas para preparar remédios que preservem a vida dos últimos irmãos da ordem. “Por piedade… as ervas… ou eles partirão como tantos já partiram”, murmura ele, com os olhos gastos pela vigília.

Retirado de Blasphemous

Duas Menções Honrosas

Pathologic: Em Pathologic, você encarna um dos três curandeiros que chegam a uma cidade isolada, tomada por uma praga enigmática — quase consciente. O lugar é um organismo em si: pulsante, ritualístico, cercado por símbolos religiosos, estruturas brutalistas e crenças arcaicas. A doença, chamada de “Areia”, avança a cada dia. Os remédios são raros. O tempo é implacável. Cabe a você escolher quem salvar, quem deixar morrer — e até que ponto sacrificar sua saúde, sanidade e alma para conter o inevitável.

Se você está na internet e joga video games e nunca viu o vídeo do Felipe Ramos, você precisa ver!

Vampyr: Em Vampyr, você é Jonathan Reid, um médico recém-transformado em vampiro na Londres da gripe espanhola. Dividido entre curar e caçar, você navega por uma cidade decadente, cheia de corrupção e bem suja, onde cada cidadão tem uma história, você escolhe quem salva ou morre, e essas mortes têm um peso bem bacana no jogo. Suas escolhas moldam o destino dos distritos, enquanto você equilibra ciência, sobrenatural e culpa em meio ao colapso social e moral da metrópole.

CRIE SEU GRUPO DE CUIDADORES

Nome: Role 1 ou 2 d20 e cruze os nomes.

1 Tecelões
2 Máscaras
3 Viúvas
4 Flagelados
5 Servos
6 Irmandade
7 Penitentes
8 Discípulos
9 Peregrinos
10 Filhos
11 Santos
12 Silêncio
13 Cinzas
14 Colheita
15 Asilo
16 Profundezas
17 Sepultura
18 Pecado
19 Espinhos
20 Chama

Local de encontro: Role 1d20

1 Esgotos
2 Templo
3 Cripta
4 Mata
5 Viela
6 Matadouro
7 Teatro
8 Afluente
9 Mansão
10 Torre
11 Caverna
12 Altar
13 Ruínas
14 Jardim
15 Ponte
16 Ilha
17 Fonte
18 Fortaleza
19 Gruta
20 Lagoa

Classe Social (d20)

  • 1–10 Camponeses (grupo rural e campesino)
  • 11–14 Homens e Mulheres Livres (formado por profissionais liberais, artistas e pensadores)
  • 15–16 Burguesia (composto por famílias ricas, mercadores ou pequenos governantes)
  • 17–18 Sacerdotal (grupo gira em torno do sacerdócio)
  • 19 Nobre (os principais membros são de família nobre)
  • 20 Misto (classe variada. role d20 duas vezes, primeiro é maioria, segundo é minoria)

Nível de Poder e Influência (2d6)

Dentro da classe social do grupo, qual seu nível de poder e influência dentro desse grupo.

  • 2 — Muito Baixo
  • 3–5 — Baixo
  • 6–8 — Mediano e Esperado
  • 9–11 — Alto
  • 12 — Muito Alto

Tamanho

  • 1–6 muito pequeno, 1d4+1
  • 7–11 pequeno, 2d6+2
  • 12–15 médio, 4d6+4
  • 16–18 grande, 6d6+6
  • 19–20 muito grande, 10d6+10
Médico, Cuidadores, Curandeiros e Hospitalários (Rafão Araujo) - BREU Dicas RPG - Role Playing Game

Médico, Cuidadores, Curandeiros e Hospitalários (Rafão Araujo) - BREU Dicas RPG - Role Playing Game


Médico, Cuidadores, Curandeiros e Hospitalários was originally published in BREU on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.

———————-​BREU – Medium

Médico, Cuidadores, Curandeiros e Hospitalários (Rafão Araujo) - BREU Dicas RPG - Role Playing Game

Share this content:

Compartilhar
Charles Corrêa

Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas "Overmix" ou "Nandivh", é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.

No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.

Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.

Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.

Deixe uma resposta