“Ele costumava sempre dizer que só havia uma Estrada, que se assemelhava a um grande rio: suas nascentes estavam em todas as portas, e todos os caminhos eram seus afluentes. ‘É perigoso sair porta afora, Frodo’, ele costumava dizer. ‘Você pisa na Estrada, e se não controlar seus pés, não há como saber até onde você pode ser levado…’” – Frodo, citando Bilbo, em A Sociedade do Anel.
No último episódio do nosso podcast conversamos bastante a respeito da vida e a obra de J.R.R. Tolkien e tudo que seu universo trouxe para o mundo da fantasia, principalmente para nosso querido RPG. E como nos alongamos demais sobre literatura, acabamos deixando de fora a parte importante para quem pretende rolar dados nesse cenário incrível: sistemas, jogos e nossas experiências. Mas não pensem que foi descaso, apenas nosso papo foi tão legal que resolvemos dividir em duas partes.
Então acompanhem Camila Reinehr, Marcello Larcher, Tiago Rolim, Lucas Rolim e eu – Janary Damacena, para essa segunda parte do podcast sobre Tolkien e os RPGs baseados em sua obra. Depois de ouvir essa edição, critiquem, concordem, apoiem, agradeçam, parabenizem ou só contem pra gente sobre suas aventuras na Terra Média.
Para escutar nosso podcast agora é so dar o play!
ATENÇÃO: Não esqueça que seu comentário é fundamental para sabermos o que está indo bem, o que desagrada, temas futuros, sugestões e afins. Então, deixe seu recado aqui no site ou envie pelo nosso Facebook, ou ainda pelo e-mail d3****@***il.com. Também temos um grupo de Whatsapp, só pedir para entrar. E caso tenha interesse de fazer parte de nosso Discord clique aqui.
Para download, clique com o botão direito do mouse e a opção “salvar como” no seguinte link: MP3. Para acrescentar nosso podcast na Apple é só seguir esse endereço, e agora estamos também no Spotify.
Um pouco do que falamos:
O post #94 Podcast D30: Como jogar na Terra Média de Tolkien apareceu primeiro em D30 RPG.
———–
D30 RPG
Share this content:

Charles Corrêa, também conhecido pelas alcunhas “Overmix” ou “Nandivh”, é um apaixonado por RPG e desenvolvimento web. Residente em Porto Alegre/RS, estuda programação desde 2001 e trabalha na área desde 2010.
No mundo do RPG, iniciou sua jornada como jogador em 2014 e, desde 2018, dedica-se a mestrar campanhas envolventes e desafiadoras, especialmente dentro dos gêneros de horror e dark fantasy.
Com experiência em sistemas como D&D 5e, Pathfinder, Cthulhu Dark, Vaesen e, mais recentemente, Savage Worlds, Charles também nutre uma curiosidade especial por Rastros de Cthulhu.
Conhecido entre seus jogadores como um mestre sádico, ele adora desafiar até mesmo os mais experientes combeiros, criando missões e encontros que exigem estratégia e criatividade. Inicialmente utilizando o Roll20 como plataforma, atualmente conduz suas campanhas no Foundry VTT, sempre buscando formas de melhorar a experiência de seus jogadores, aplicando seus conhecimentos em programação para aprimorar a jogabilidade e imersão.
Deixe uma resposta